Já deixei com certeza transparecer aqui a minha paixão pela cultura francesa… Se é certo que o povo francês por vezes nos possa parecer um bocadinho mais distante por outro lado não podemos deixar de reconhecer que os franceses são possuidores de tesouros maravilhosos! Arte, cultura, moda, beleza e  gastronomia são alguns dos que me vêm imediatamente à mente!  Já visitei Paris várias vezes e espero continuar a fazê-lo ao longo da minha vida…Gostava mesmo de conhecer mais algumas regiões deste país. Tenho estado então a fazer alguma pesquisa, nomeadamente sobre a mulher francesa… A verdade é que esta tem dado que falar ao longo dos tempos, pelos seus segredos, mistérios, truques…

Assim sendo, reuni algumas características actuais das várias leituras que fiz e resolvi partilhar com vocês…

As mulheres francesas não engordam:

Não é fã de ginásios mas sim de caminhadas longas. Percorre tudo o que puder a pé. Levanta-se cedo para poder fazer a sua rotina com calma. Respeita os rituais de se sentar serenamente quer seja para tomar o pequeno almoço quer seja para almoçar ou jantar. Ela não salta refeições.  Saboreia a comida, pousa os talheres para se fazer ouvir e ouvir quem está com ela. Prefere comer um único quadrado de um chocolate  ou qualquer outro alimento de excelência do que comer grandes quantidades de algo sem grande qualidade. A mulher francesa não fica a martirizar-se porque cometeu um excesso alimentar, compensa na refeição seguinte com algo mais leve e segue a sua vida de forma despreocupada… Não existem alimentos proibidos, apenas uma gestão da qualidade e poções escolhidas.

As mulheres francesas não envelhecem:

Bem , neste ponto o que percebi é que estas têm uma relação mais natural e menos obcecada (ou culpada) com o corpo, e como tal com envelhecimento. Elas não são apologistas das operações estéticas. Elas sabem que o charme e confiança de uma mulher com mais de 60 anos pode ser muito encantador. Não é por terem mais idade que vão deixar de ser marcantes….Pelo contrário, a sabedoria adquirida pela vivência atribui-lhes mais credibilidade.

Como referi elas comem de tudo não deixando o organismo entrar em carência de qualquer mineral ou vitamina.

As mulheres francesas  vestem bem:

Estas são selectivas nas peças que possuem. Nada de acumular tralhas. A mulher francesa prefere a qualidade à quantidade, dando prioridade às roupas confortáveis. Opta por peças simples e versáteis. Nunca faltam no seu armário as calças de ganga que lhe assentam bem (todos nós temos estas calças , certo?) . O blazer preto e casacos com bom corte também são fundamentais. Camisolas com as mangas bastante compridas para que possa envolver-se nelas como num abraço são uma boa opção para os dias mais frios. O vestido preto para aquela ocasião especial é quase sempre uma aposta certa. Estas divertem-se com os acessórios e aqui sim, é permitido comprar muito e barato. Elas brincam e reinventam os seus looks ao trocar de brincos, colares, anéis, etc No entanto, as malas não devem ser muitas. Apostem em malas de qualidade como por exemplo  a famosa Chanel preta e esqueçam as quantidades de malas penduradas atrás da porta. (Isto se puderem ahahah!)  Quanto aos sapatos ou optam pelo modelo rasteiro como as sobrinhas e ténis ou até um modelo masculino. 3 cm de salto não são permitidos…Se queres usar saltos fá-lo de uma maneira vertiginosa! Nada abaixo dos 8 cm!

As mulheres francesas maquilham-se melhor:

Este ponto aqui é engraçado porque na verdade estas quase não se maquilham!!! Cuidam da sua pele não dispensando a limpeza e a hidratação.  O mercado francês oferece dos melhores produtos de cuidados de pele do mundo e estas procuram saber qual é o mesmo, mesmo adequado para a sua pele, quer pelo tipo quer pela idade. Depois usam-no religiosamente até ao fim.

As maquilhagens são pois minimalistas prescindido por vezes o uso até de uma base. Uns  salpicos de pó bronzeador, uma boa máscara de pestanas e um batom de preferência vermelho. Existem pelo menos 150 vermelhos, não é possível que não exista um que não se adapte a ti!

Os cabelos da francesas:

Estas não são fãs de cabeleireiro. O brushing não é recorrente no dia a dia desta mulher. O coque com ar despenteado geralmente funciona para a maioria das situações!

Já as unhas devem permanecer sempre imaculadas quer seja com cor quer seja de uma forma mais natural, não é à toa que surgiu a tradicional unha francesa.

Finalmente uma nota no que diz respeito a perfumes. As francesas são fiéis a um aroma, podendo optar pela versão mais leve no verão. Gostam que se perceba a sua presença de forma inequívoca ainda que e sempre envolta em algum mistério…

Então o que vos parecem estas características da mulher francesa?! Demasiado estereotipadas? Há quem reduza estas características à mulher parisiense….Eu penso que algumas destas dicas são bastante interessantes e fazem, para mim, muito sentido.  E vocês o que me dizem? Oui?? ?No??

beijo no <3,

Teresa Celestino

Share:

1 comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solve : *
12 ⁄ 6 =


Secured By miniOrange