Geral

O Paraíso Existe…. Castro Daire!

Era já tarde quando rumamos a Castro Daire, distrito de Viseu. A viagem fez-se bem…Tínhamos à nossa espera a simpática Bia que nos mostrou os quartos na Casa de Campo Quinta das Bizarras. Esta encontra-se situada em Fareja, freguesia de Castro Daire, nas faldas da Serra do Montemuro. Tem dez quartos e catorze camas, decorados de forma tradicional.  A sua localização na base da Serra do Montemuro permite que se descubra, num intervalo de cerca de 30 km, com muitos lanscapes como os grandes vinhedos do Douro, Lafões ou Dão, “Terras do Demo” e lugares selvagens nas montanhas… 

Estávamos bastante cansadas e aquele porto seguro soube-nos pela vida. De manhã o galo cantava e já se sentia o cheirinho a pão quente… Depois de um maravilhoso pequeno almoço, fomos então descobrir as Termas do Carvalhal.

Estas estão situadas entre as bacias hidrográficas do Vouga e do Paiva e rodeadas pelas Serra de Montemuro e Arada, num enquadramento paisagístico absolutamente deslumbrante! Começamos por fazer uma massagem Vichy, hidromassagem computorizada terminando com uma massagem facial.

Foi maravilhoso!!!!

Depois o Restaurante Típico do Mezio esperava-nos com a sua especialidade: “Arroz de salpicão”. Achei que não ia gostar, mas a verdade é que incrivelmente saboroso.

Aproveitamos a tarde para passear e sentir toda a energia da região.

No dia seguinte o ritual repetiu-se. Disseram-nos: “O pão ainda não chegou…”Com uma sensação de paz e enquanto esperava o pão aproveitei para conhecer o pónei que passava pelo meio da Quinta e a bonita piscina, onde e apesar de não estar muito calor, ainda aproveitei para dar uns mergulhos.

Mais uma manhã de sonho esperava-nos nas Termas do Carvalhal. Desta feita repetimos a hidromassagem computorizada, e experimentamos a massagem de rosto e corpo com óleo der lavanda. Esta massagem além de cuidar a pele possui um efeito relaxante e tonificante. A nossa pele ficou perfeita!!!

A hora do almoço chegou e o Restaurante Aqua Popina nas Termas do Carvalhal (situa-se perto da Escola) estava a nossa espera. Comida caseira feita em forno de lenha era a pedra de toque do restaurante. Optamos pela vitela e um cabrito. Estava tudo muito bom.

Mais uma vez, aproveitamos a tarde para conhecer um pouco mais da região. No município de 10 a 17 de Agosto está decorrer também, em Campo Benfeito, o Festival Altitudes. Infelizmente tínhamos que regressar para Lisboa e não podemos aproveitar muito… Ainda assim penso que é uma boa opção para explorar para quem pensa passar pela zona. 

Confesso que esta escapadinha superou muito as minhas expectativas. Recomendo vivamente que venham conhecer este paraíso! Fomos recebidas com muito carinho!

Informações adicionais sobre as termas:

A estância termal do Carvalhal, cujas águas são captadas entre os 40 e 600 metros de profundidade em três furos devidamente isolados e a uma temperatura entre os 42ºC e os 60ºC. Esta está vocacionada para o tratamento de doenças reumatológicas e músculo-esqueléticas, doenças de pele, doenças das vias respiratórias e doenças do aparelho digestivo.

Curiosidades sobre Castro Daire:

No tocante ao património arquitectónico edificado na freguesia evidenciam-se insígnias de um passado aristocrático, nomeadamente, a casa dos Fidalgos da Cerca, do século XVIII, que é referenciada por Camilo Castelo Branco no “Amor de Perdição”, e a Casa brasonada dos Aguilares.

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solve : *
10 × 9 =


Secured By miniOrange