Geral

Escapadinha até Caldas da Felgueira

E foi numa manhã chuvosa que iniciamos mais uma das nossas escapadinhas ….O caminho era longo mas tínhamos à nossa espera lindas paisagens em Caldas de Felgueira e Nelas, distrito de Viseu onde a beleza do Rio Mondego era um dos pontos altos desta região.Ficamos alojadas por duas noites no Hotel Pantanha. Este associa harmoniosamente o conforto moderno ao charme do passado. Caldas da Felgueira situa-se no extenso planalto beirão da região do Vinho Dão e fronteira à Serra da Estrela. Trata-se pois de um óptimo spot para quem quer passar uns dias na Serra. (Fica a dica.)
Já o jantar estava reservado para o Restaurante Bem-Haja, em Nelas. Restaurante onde havíamos de voltar no dia seguinte…Nesta noite esperava-nos um prato de Vitelinha feita em cozedura lenta com batatas assadas e migas acompanhado por boa garrafa de vinho tinto do Dão. O buffet de sobremesas era tentador…
Na manhã seguinte e depois de um simpático pequeno almoço no Hotel rumamos até Magualde para conhecer e e explorar a feira dos Santos. Eu que sou fã de lojas de shooping (pois…) não deixo de me encantar pelo espírito deste tipo de feiras. Com jeito encontramos sempre coisas interessantes quer a nível de vestuário e acessórios quer a nível de produtos alimentares. Depois uma paragem obrigatória na Pastelaria do PatronatoMangualde. Dentro das inúmeras iguarias que podemos provar destacam-se  os Pastéis de Feijão do Patronato. Estes são de origem conventual e constituem uma das mais antigas e tradicionais receitas da cozinha Beirã. Desde 1936 os Pastéis de Feijão são uma pérola genuína na Doçaria Nacional. São deliciosos! Tem que provar!Como de tarde íamos até à Termas comemos ainda uma deliciosa empada de galinha no Patronato. Esta já nos daria para forrar o estômago sem pesar demasiado….Pois é, da parte da tarde podemos então usufruir de uma boa massagem e uns banhos de piscina nas águas termais na Termas das Caldas de Felgueira.Esperava-nos um dos momentos que considerei mais simbólicos da viagem… Uma lareira acesa e um chá com bolinhos regionais… É daqueles momentos que gravamos na nossa alma para sempre.
Finalizamos este longo dia com um mais um Jantar no Restaurante Bem Haja em Nelas. Desta feita, foi o Bacalhau com queijo da Serra e o Cabrito que resolvemos provar. Uma delicia! Nessa noite houve musica ao vivo, castanhas assadas, jeropiga e muita animação.

Domingo foi o dia de voltar…. Ainda aproveitamos para tirar algumas fotos junto do Rio Mondego que mais uma vez repito é belíssimo! Estava assim completa mais uma jornada…. Voltamos totalmente revitalizadas para enfrentar mais uma semana de trabalho. Foi de facto um fim de semana muito especial….Recomendo muitíssimo!

Deixo aqui ainda um grande bem haja e um beijinho à querida Isabel Pires Paula que nos recebeu tão bem 😉

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solve : *
34 ⁄ 17 =


Secured By miniOrange