Stand Up Contra o Assédio em Locais Públicos: L’Oréal Paris

Stand Up Contra o Assédio em Locais Públicos: L’Oréal Paris reforça educação e ação no regresso às aulas e ao trabalho

À medida que o regresso às aulas e ao trabalho se torna uma realidade para milhões de mulheres em Portugal, L’Oréal Paris reafirma o seu compromisso com a educação e empoderamento das gerações mais novas através da sua campanha global Stand Up Contra o Assédio em Locais Públicos. Esta iniciativa, lançada em 2020, visa combater o assédio sexual em espaços públicos. (as mulheres mais jovens são as mais afectadas)

De acordo com um estudo internacional conduzido pela L’Oréal Paris e a Ipsos em 2023, 79% das mulheres entre os 18 e os 35 anos afirmam já ter sido assediadas em espaços públicos. Este problema não só impacta o seu bem-estar emocional, como também tem repercussões significativas nas suas oportunidades educacionais e profissionais: 19% das mulheres afirmam que o assédio influenciou negativamente o seu percurso académico, e 30% já recusaram oportunidades de emprego por medo de serem assediadas.

No entanto, 59% dos homens e 53% das mulheres nesta faixa etária acreditam que, por vezes, o comportamento ou a aparência das mulheres são responsáveis pelo assédio que sofrem, refletindo uma visão distorcida sobre o problema. Estes dados evidenciam a necessidade urgente de mais educação e sensibilização sobre o tema.
Outro dado preocupante deste estudo é que 60% dos homens e 48% das mulheres entre os 18 e os 35 anos acham que muitas mulheres interpretam comentários ou atos inocentes como sexistas. Estes números são significativamente mais elevados do que os registados em faixas etárias superiores, o que sublinha a importância de trabalhar com esta geração para mudar mentalidades.

Educar para Proteger
Através da metodologia das 5Ds – Distrair, Delegar, Documentar, Dar Assistência e Dialogar – desenvolvida pela ONG parceira Right To Be, L’Oréal Paris oferece formações a estudantes e profissionais em várias partes do mundo.
Distrair – Distrair é uma forma indireta de “empatar” o que está a acontecer.
Delegar – Chame a atenção de alguém que esteja próximo para o que se passa e pergunte-lhe se existe algo que possa fazer naquela situação
Documentar – Observe e testemunhe, escreva ou filme o assédio e forneça o vídeo à vítima.
Dirigir-se – Abordar a pessoa que está a ser assediada e mostrar o apoio de que necessita.
Dialogar – Fale alto e convide o assediador a ir embora, mas lembre-se, a sua segurança e a segurança da pessoa que está a ser assediada vêm em primeiro lugar.

Uma Campanha Global para uma Geração Conectada

L’Oréal Paris estende ainda a sua presença para o ambiente digital, onde influencers e líderes de opinião partilham as suas experiências e encorajam os seus seguidores a fazerem parte da solução, recebendo formação sobre como intervir e apoiar vítimas de assédio. Em 2023, o programa Stand Up também foi lançado na plataforma Roblox, criando uma experiência educativa imersiva que permite aos utilizadores aprenderem de forma interativa como reagir em situações de assédio.
Com mais de 3 milhões de pessoas já formadas em 45 países, o objetivo de L’Oréal Paris é claro: proporcionar a todos o acesso igualitário ao espaço público, onde qualquer pessoa possa andar sem medo, a qualquer hora e em qualquer lugar.

0 comentários
Artigo Anterior: Os benefícios da abóbora neste outono by Lush

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *