Num bairro pobre da então Lourenço Marques, actual Maputo, Moçambique, onde jogava com uma bola de trapos na rua com os companheiros de brincadeiras, foi descoberta a sua imensa capacidade futebolística . Trazido para Portugal, esta foi-se revelando em toda a sua pujança. Daí a passar a ser o maior jogador de Portugal, foi um passo. O Benfica tornou-se a sua casa e o seu amor A Pátria, para ele nascido em Moçambique, foi sempre Portugal. E ele passou a ser um símbolo português. Por todo o mundo, falar de Eusébio, passou a ser falar de Portugal. Apelidado por um jornalista inglês de “pantera negra “verteu lágrimas dolorosas quando em 1966, não conseguiu trazer para Portugal a taça de campeão do mundo .
Mas Eusébio da Silva Ferreira não ficou só por aqui. Foi um dos melhores jogadores do mundo e de tal maneira que o Estado Português através de Salazar o considerou “património nacional “ não permitindo que ele fosse vendido a qualquer clube estrangeiro.
Eusébio deu muitas alegrias aos portugueses. Por isso, hoje, neste dia 5 de Janeiro de 2014 que lhes levou Eusébio todos os portugueses, estejam em que parte do mundo estiverem, indiferentemente do clube a que pertençam, estão tristes.
Portugal ficou mais pobre!!! OBRIGADO CAMPEÃO !!! FICARÀS SEMPRE NA MEMÒRIA DOS PORTUGUESES…