Conheci a Yolanda,já há alguns anos, fomos colegas de liceu. Nessa altura já lhe se lhe adivinhava muito potencial. Sempre foi uma rapariga muito dinâmica e com lado artístico apurado 🙂
Iolanda Rebelo é Licenciada em Política Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa; estudou também teatro, música e dança e frequentou a Escola Superior de Dança durante 2 anos.
Teve formação em Danças Tradicionais de diversos países, com vários professores, em Portugal e no estrangeiro, mas foi no Tango Argentino e na Dança Oriental que aprofundou a sua formação e expressão artística.
Penso que uma bailarina de dança do ventre (e não só) está sempre envolta em algum mistério…
Vou fazer umas perguntas cuja resposta penso que vão gostar de saber:
1 – Ligas muito à tua imagem?
Muito! Sou extremamente vaidosa! Mas não dou mais importância a isso do que ao que se passa dentro de mim. A minha imagem reflecte a minha personalidade e muitas vezes também o estado de espírito. Por imagem eu entendo a forma como me apresento ao mundo e que vai em conformidade com a pessoa que sou. No entanto não vejo a imagem como algo que eu cuido para parecer bem aos outros, mas sim para me fazer sentir bem. Como ando sempre a correr de um lado para o outro só cuido da minha imagem nos intervalos de tempo livre e não tanto quanto gostaria.
2 – Como bailarina tens alguma dieta especial?
Como artista que nasceu com uma vocação, como pessoa que não teve qualquer apoio por parte da família na escolha da profissão e que ainda assim tem vindo a construir uma carreira bem sucedida, como bailarina independente que actualmente vive da dança em Portugal, a primeira dieta que faço é a dieta mental!
Abstenho-me de pensamentos ou crenças idiotas que questionam a minha capacidade para realizar os meus sonhos; tento perder o mínimo tempo possível com pessoas que me querem ver mal; e agradeço ao universo todas as coisas boas que tenho.
Paralelamente a isso, não fumo, não bebo, não me drogo e como chocolate quase todos os dias.
Detesto cozinhar, mas tenho de gerir a alimentação para comer de tudo, peixe ou carne aos almoços e sopa e saladas à noite quando venho dos treinos ou das aulas. Lanches necessários durante o dia de acordo com o maior ou menor esforço físico, mas sempre variado: frutas e sumos, bolachas e bolachinhas, sandes e tostas, etc. Litros e litros de água. Nunca ficar demasiado cheia e nunca ficar esganada de fome. Nunca esperar que se vá fazer isto de forma perfeita. Durante o ano há oscilações de peso e são sempre as mesmas. Aceitar.
3 – Posso saber o teu perfume favorito?
“Euphoria” da Calvin Klein
4 – E marca de cosmética?
Gosto muito da “Mac”, mas não é uma marca económica por isso estou sempre à procura no mercado de novas opções de maquilhagem para espectáculo. Abriu recentemente uma loja no Centro Comercial da Baixa Chiado em Lisboa que representa a marca “Kiko” cá em Portugal. Tem opções inovadoras de sombras, vernizes e rímel a preços muito acessíveis. Gosto de experimentar coisas novas e estar sempre a inovar!
5 – Algum segredo ou conselho que queiras partilhar?
Humm…em relação ao quê? À vida? À beleza? Essa coisa ser escravo da moda e da beleza é uma treta que por si só não traz bem estar. E essa coisa do mundo espiritual desapegada dos bens materiais também é outra treta. Nós somos um todo (o que está dentro e o que está fora) e devemos cuidar de tudo o que faz parte de nós. Para além disso interagimos e precisamos uns dos outros, daí que, para estarmos bem temos de escolher muito bem com quem nos queremos relacionar. Gostar de nós só não chega para ser feliz, é preciso gostar dos outros e que os outros gostem de nós. Há que escolher para o nosso círculo de amizades quem gosta de nós pelas razões certas.
6 – Alguma coisa que me queiras dizer a mim ou ao blog?
Não tenho nada mais a dizer a não ser que o teu blog é uma excelente iniciativa e que gosto muito de ti.