Ainda sobre o Rock in Rio e Sustentabilidade…

Acabou no passado 26 de Julho o Roc in Rio 2022. Esta edição foi marcada por inovações e implementação de várias medidas para melhorar a sustentabilidade do festival. Os objetivos do RIR para 2030 é “ser 0% de resíduos em aterro, ter zero desperdício alimentar em todas as edições, envolver 100% dos stakeholders na sua política de sustentabilidade”.


É um objetivo ambicioso, e ainda mais no contexto de Portugal, onde a taxa de reciclagem é só de 13%. No parque da Bela Vista, estas metas começaram já a ser concretizadas com garrafas de água de plástico 100% reciclado, juntamente com uma forte campanha de recolha dessas mesmas garrafas para reciclagem; uma nova coleção de copos reutilizáveis, de plástico 100% reciclado e neutros em carbono e, para completar, bebedouros espalhados em todo o parque. 

A gestão dos resíduos é uma parte importante do programa.  Existiam vários pontos de recolha. Infelizmente, pude constatar que não eram bem distribuídos. Às vezes tinha pontos onde se encontrava a reciclagem de plástico, mas não o de papel e assim se veria muitas caixas da telepizza no caixote do plástico, sendo que estas eram totalmente recicláveis.

Existiam contentores de orgânicos entre o público para diminuir o lixo indiferenciado e aumentar a compostagem, mas achei que não eram suficientes. Penso que o ideal seria mantê-los sempre todos juntos. 

Com respeito à participação dos diferentes fornecedores de comida e bebida, se existiam copos oficiais recicláveis, penso que esta lógica poderia ser estendida com outras embalagens de comida. 

Por terminar a GALP indica que conseguiu ter um balanço de carbono zero,  o que já está muito bem. A redução foi de 18 para cinco geradores, o que representa uma diminuição de consumo de 125 L de combustível por hora. O ideal mesmo é não ter um balanço zero, mas ter  uma produção de carbono nula.  

Este festival já fez muito, e como dito antes, no contexto atual, o imenso esforço tem que ser reconhecido!! Existiam algumas pequenas falhas, mas isto é um processo incremental. As metas estão claras e só podemos aguardar para ver o progresso nas próximas edições! 

Lá estaremos!

Artigo Anterior: Guess vai a Granada para a campanha Fall/Winter 2022Next post: Junta-te ao #PlasticFreeJuly

Artigos Relacionados

Teresa Celestino

"Sem elegância no coração, não há elegância." Yves Saint Laurent
Ler mais


Mais Dicas?

Mais Dicas?

Mais Dicas?