Sabiam que hoje é o Dia Mundial das Abelhas?!
A Lush resolveu partilhar connosco algumas curiosidades sobre o Mel selvagem com que são feitos alguns produtos da marca…
Assim, se viajares até aos confins das florestas virgens que cobrem 60% da Zâmbia, irás ouvir o zumbir destes insectos voadores atarefados por entre a flora.
A apicultura selvagem é uma fonte popular de rendimentos para as comunidades locais. Estes agem como guardiões do meio ambiente das abelhas. Não são utilizados nem pesticidas e herbicidas!!!
“Existe um grande nível de conhecimento e um enorme respeito pelas abelhas, sendo a apicultura uma
habilidade passada de geração em geração.
Ora, os pais ensinam desde tenra idade aos seus filhos a apicultura para assegurar que estes não terão medo de abelhas e porque, mesmo que sigam uma indústria diferente é uma capacidade e conhecimento respeitados e que podem dar um valioso rendimento suplementar”, explica Gabbi Loedolff, compradora de ingredientes Lush.
Assim, os apicultores da floresta virgem fabricam à mão as colmeias de forma tradicional. Estes usam a casca do tronco de árvores, bem como o conhecimento passado de geração em geração. Sabias que uma árvore pode ser usada para criar entre 15 a 20 colmeias?
Para fazer a recolha do mel, os apicultores escalam as árvores – normalmente sem qualquer kit protector – para retirar a colmeia cilíndrica e oca, agora já com o rico de favo de mel lá dentro. É uma manobra desafiante, ditada pela preferência das abelhas por colmeias bem altas.