Por Teresa Celestino
Confesso-me uma apreciadora de coisas doces…
Embora procure ter alguma contenção, por uma questão de bom senso esta assenta principalmente na razão saúde… Todavia, sou de uma forma convicta, apologista de que não devemos abolir de todo os prazeres da vida. Certo é que a ausência de doces excessiva na nossa dieta pode contribuir para um corpo elegante e saudável mas, se a sua privação for total, tenho a certeza de nos fará, certamente, criaturas muito infelizes…”Perdoa-se o mal que nos possa fazer pelo bem que nos possa saber”… – diz-se.
Em conta, peso e medida tudo fará sentido.
No entanto, não só o prazer gustativo da doçaria me cativa,…a parte visual é outra característica que me deixa encantada. Sou daquelas pessoas que antes de “ferrar o dente” num doce qualquer, se este for um deleite para a vista, fico alguns minutos a contemplá-lo…Afinal os olhos também comem…
Por vezes, sinto-me uma espécie de Marie Antoinette que adorava rodear-se quer de roupas e cosméticos quer de doçarias sofisticadas. Espero, todavia, nunca perder a cabeça…
Também a cosmética e a perfumaria parecem ter despertado para este conceito.
Exemplos disso encontramo-los na coleção Miss Candy da L’oreal com os seus batons ,os beijos ‘lollipop’ e vernizes unhas ‘macaron’…
A marca americana Benefit aposta numa provocatória coleção de glosses que são mais uma tentação para alma.
No ano passado já a DKNY nos desafiava a “provar” a Sweet caramel apple ” e este ano vai mais longe com a também coleção limitada: sweet Delicious: Hello, Cupcake! Aqui O famoso chefe pasteleiro Johnny Iuzzuni juntou-se aos perfumes DKNY Sweet Delicious para criar um extraordinário cupcake, inspirado nas deliciosas notas desta colecção de aromas. “Para mim, o acto de criar em gastronomia e em perfumaria são semelhantes. Os sentidos do paladar e do olfacto estão intimamente ligados”, explica Iuzzuni. Eu acrescentaria ao olfato e ao paladar o sentido da visão…
Guloseimas cosméticas? Uma tendência? A mim, agrada-me.