Olá, hoje trago-vos uma pequena explicação sobre uma massagem, a massagem Tui-Na. Recebo-a regularmente há perto de dois anos. Tem resolvido muitas das minhas patologias (dores de cabeça, dores musculares, alergias,…etc) sem recorrer ao uso de medicamentos.
Sou fã incondicional desta massagem…Resolvi então, partilhar convosco, um pouco da sua história, bem como dos seus benefícios.
“A Massagem Tui-Na é um sistema terapêutico orientado pelos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza as manipulações para estimular pontos específicos do corpo humano, com o objectivo de conceber o equilíbrio fisiológico.
O nome Tui-Na vem do chinês e transporta a natureza vigorosa da prática desse sistema de cura: “Tui” significa empurrar e “Na” significa segurar com força.
Os registos escritos que mencionam a massagem, ou fricção, como era conhecida em tempos mais remotos, datam de há cerca de 5000 anos, com textos médicos chineses antigos a aconselharem que se esfreguem os membros para “proteger contra constipações, conservar os órgãos flexíveis e evitar as doenças menos graves”.
A Tui-Na surgiu nos trabalhos médicos com uma descrição detalhada das suas técnicas e indicações respectivas. Foi no livro do Imperador Amarelo que os princípios terapêuticos da Tui – Na foram inicialmente mencionados, levando à formação do sistema de Tui-Na.
Os primeiros cursos a nível universitário foram organizados em Shangai em 1956. Actualmente, na china, existem licenciaturas em massagem integradas em universidades de Medicina Tradicional Chinesa.
A terapia Tui-Na logrou um vasto interesse e troca internacional, continuando a desenvolver-se de forma rápida e consistente, ao serviço da saúde da humanidade.
Benefícios
O toque terapêutico e pequenas pressões são importantes não somente para os adultos, mas também para o desenvolvimento saudável dos lactentes e das crianças.
A Massagem Tui-Na actuando ao nível físico e psicológico pode ser aplicada em:
- Harmonia da circulação de Qi (energia), Xue (sangue) e líquidos orgânicos;
- Harmonia de energia dos órgãos vitais (pulmões, coração, fígado, rins, e baço -pâncreas) e das vísceras (intestino grosso, intestino delgado, vesícula biliar, bexiga e estômago);
- Harmonia da mente;
- Modulação do sistema imunitário como prevenção contra doenças;
- Eliminação de tensões musculares;
- Regulação do sistema nervoso e endócrino;
- Promoção do bem-estar e da saúde física e psíquica.”