MOBI.E: As vantagens em adquirir um veículo elétrico

Olá! Hoje venho falar-vos de um assunto diferente, mas que tem tudo haver com a ecologia, um tema que eu adoro! Falo-vos de veículos elétricos!
Derivado às alterações climáticas, torna-se cada vez mais premente optar por soluções não só mais económicas como também mais amigas do ambiente. Os veículos elétricos apresentam inúmeras vantagens na sua aquisição. Para quem vai comprar carro, optar pela mobilidade elétrica é, sem dúvida, uma opção viável.

A  tendência para o aumento do preço dos combustíveis e das “utilities” acentua-se cada vez mais…O uso de veículos elétricos surge cada vez mais como a opção eficiente e eficaz quer como solução de mobilidade, quer  no custo e quer na redução dos gases de efeito de estufa.
A venda deste tipo de automóveis no Mundo tem vindo a aumentar, tanto com particulares como com empresas.

Em 2021, a venda de carros elétricos aumentou 69% em Portugal face ao período homólogo.

Para quem vai comprar carro e não sabe qual a melhor opção, os veículos elétricos possuem inúmeras vantagens:

Amigo do ambiente

Os veículos elétricos não emitem dióxido de carbono ou outros gases para a atmosfera. Isto contribui para a redução da poluição atmosférica. Possibilitam também a diminuição da poluição sonora por serem silenciosos; as viaturas elétricas contribuem positivamente para a saúde da população.

Menor custo de manutenção

Não existe a necessidade de uma intervenção mecânica frequente (mudanças de óleo, filtros, correias de transmissão ou velas); a travagem regenerativa permite também poupar nas pastilhas e nos pneus. Por último, a revisão só tem de ser feita a cada 50.000 km, comparativamente com os 20.000 km ou 30.000 km em carros a gasolina ou a gasóleo.

Menor custo de utilização

Ao contrário dos veículos a combustão, os veículos elétricos podem ser carregados em casa, no trabalho. Podemos fazê-lo quando vamos às compras ou cinema. O custo é inferior ao dos veículos a combustão. Se carregar em casa, o custo não ultrapassa os 30% do valor da gasolina, enquanto que na rede MOBI.E o custo será, em média, de 70%.

Apoios e Incentivos fiscais

Ao comprar um veículo elétrico, tem acesso a um vasto leque de incentivos fiscais:  isenção de pagamento do Imposto Sobre Veículo (ISV), do Imposto Único de Circulação (IUC) e ainda se pode beneficiar de um incentivo do Fundo Ambiental (com um valor que acaba de aumentar para 4.000 euros para quem comprar carro 100% elétrico). Se o veículo for comprado por uma empresa, beneficia ainda da isenção do pagamento de tributação autónoma, o IVA da aquisição e utilização do veículo é dedutível e tem ainda vantagens em termos de IRC.

Isenção ou redução no pagamento de parquímetros

Muitos municípios concedem uma isenção total ou parcial do pagamento do estacionamento.

Alargamento de postos de carregamento

A rede pública de postos de carregamento tem apostado na sua expansão. A rede Mobi.E cobre quase todo o território português e continua a aumentar com mais de 5 250 pontos de carregamento que representam um crescimento de 8% desde o início do ano.
Sendo uma rede totalmente integrada permite o acesso global por parte de todos os utilizadores, o que facilita no futuro a sua integração com redes estrangeiras, cumprindo desta forma a regulamentação que a UE se prepara para aprovar.

 

Sobre a MOBI.E

A MOBI.E, S.A. é uma empresa pública desde 2015.Esta assumiu a responsabilidade no mercado regulado da mobilidade elétrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico.. Quer em termos de fluxos energéticos e financeiros, quer como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME). A MOBI.E tem um papel de liderança e de facilitador no processo de transição para a mobilidade elétrica em Portugal. Este age como um instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.

 

Em conversa com um amigo, concluímos que a solução de veículos elétricos deve ser alargada a transportes públicos (autocarros e comboios).

Preservar o ambiente é cada vez mais premente!

Artigo Anterior: MANGO UMA CASA NO MEDITERRÂNEONext post: “Step Into Nature” by Pablosky

Artigos Relacionados

Teresa Celestino

"Sem elegância no coração, não há elegância." Yves Saint Laurent
Ler mais


Mais Dicas?

Mais Dicas?

Mais Dicas?