A série “O Crime do Padre Amaro”, da autoria do realizador Leonel Vieira, estreou na segunda-feira na RTP1, tendo alcançado um rating de 3.1 com 8,1% de quota média de mercado. Foram quase 300 mil espetadores que seguiram a nova série protagonizada por Bárbara Branco e José Condessa, baseada numa adaptação para televisão da obra homónima do escritor Eça de Queiroz, nome grande da literatura nacional que se inspirou em Leiria para escrever uma das suas principais obras. A série será exibida na RTP 1, às segundas-feiras às 22h30, num total de seis episódios, com a duração aproximada de 45 minutos cada.
O projeto foi orçamentado em 1,2 milhões de euros e recebeu apoio financeiro do Município de cerca de 200 mil euros, numa produção que fará uma ampla divulgação de Leiria.
Foi a pensar nesta divulgação da cidade, que a Câmara Municipal de Leiria decidiu reativar a Rota do Crime do Padre Amaro, aos domingos, de 29 de janeiro a 26 de fevereiro, às 11h00. Tendo como ponto de partida a Praça Rodrigues Lobo, a visita é guiada por um ator vestido à época e tem uma duração de 1h30. O percurso tem seis pontos de paragem na zona histórica de Leiria, como a Torre Sineira, a Igreja da Misericórdia ou o Largo da Sé.
Para Gonçalo Lopes, Presidente da CM de Leiria, “esta é uma excelente oportunidade para visitar Leiria e descobrir alguns recantos da cidade, ao mesmo tempo que pode percorrer os mesmos passos dos personagens desta obra de um dos maiores vultos da literatura nacional”.