(First Look: Smurfette in Marc Jacobs and Dolce & Gabbana)
Com estreia marcada para o dia 11 de agosto nas salas de cinema portuguesas, a longa-metragem “Os Smurfs” (“Os Estrunfes”), em 3D, conta a história das pequenas criaturas azuis que, para fugir do terrível Gargamel, caem numa gruta proibida que os leva até ao Central Park, em Nova Iorque.
A acompanhar a estreia do filme, e depois de ter iniciado em março a publicação em livro das divertidas aventuras dos pequenos personagens azuis de Peyo, a ASA, editora exclusiva dos “Estrunfes” em Portugal, lançou este mês de Julho cinco títulos baseados no filme, que serão seguidos de mais seis, em Agosto, após o filme estrear.
Peyo, cujo verdadeiro nome é Pierre Culliford, nasceu em Bruxelas em 1928 e morreu, na mesma cidade, em 1992. Designer e escritor de banda desenhada, ficou conhecido mundialmente por ter criado “Os Smurfs” , que rapidamente se difundiram em livros e em séries de animação na TV.
Verdadeiro fenómeno de popularidade à escala planetária, estes personagens azuis acabaram por dar origem aos mais diversos produtos, nomeadamente brinquedos, bem como a um parque de diversões. “Os Smurfs” têm as suas raízes na série Johan et Pirlouit, que Peyo publicava nos anos 50 nas páginas do “Journal de Spirou”.