Das coisas boas de termos um blogue é recebermos convites diferentes em que aprendemos imensas coisas. Eu recebi um muito simpático para um workshop de marisco na icónica Cervejaria Ribadouro. Aposto que a maioria das pessoas que me lê já lá foi comer uma mariscada ou um bifinho daqueles tão tradicionais.
Bem, neste workshop falamos pois de marisco! Eu confesso-vos que adoro!
Começamos por descobrir que a ostra com a concha aberta está morta e deve ser descartada. Esta deve ser sempre comida viva. Já as lagostas com danos visíveis nas cascas ou olhos turvos podem estar contaminadas, portanto atenção! Quanto à sapateira para verificarmos se está boa para comprar deve ser agitada na parte da barriga; se perceberes que tem liquido no interior é porque tem pouca carne e como tal não compres. O mesmo acontece se tiver um aspecto esbranquiçado.
Os percebes? Confesso que não era fã mas, provei…. Estavam tão fresquinhos e com aquele cheirinho a mar que não resisti. A dica é mesmo, se cheirarem a mar estão frescos!
Quantos aos camarões se tiverem cabeças soltas pode significar que estão estragadas!
O marisco é delicioso mas, realmente, requer cuidados rigorosos para não corrermos quaisquer riscos.
Depois desta explicação levada a cabo dois simpáticos marisqueiros com 30 anos de casa: Alberto Mota e Manuel Almeida, rumamos para a mesa do almoço. Aí podemos provar todos os mariscos falados e ainda umas deliciosas gambas à Brás! Um verdadeiro deleite para os fãs de marisco como eu!
Na realidade ir à Ribadouro e não comer Marisco é como ir a Roma e não ver o Papa! Desejo-vos umas óptimas mariscadas de verão! 😉
Cervejaria Ribadouro:
Morada:
Av. da Liberdade, 155
1245-896 Lisboa
Para reservas no próprio dia,
contacte-nos por telefone.
Reservar:
213 549 411 | 936 520 721
[email protected]
Horário:
Das 12h00 à 1h30