1- Fica calm@!
É tudo o que não queremos ouvir; faz-nos sentir impotentes e frustrados porque o que não conseguimos é ficar calmos naquela altura.
Substitui isso por um abraço ou “Estou aqui contigo, se não quiseres dizer nada só quero que saibas que estou aqui”.
2- Amanhã é outro dia!
… outro dia de merda, obrigado por lembrares!
3-Vai apanhar sol!
….Este é um clássico… Lá na clínica costumamos brincar: vamos apanhar uma insolação ficamos todos curados!
Hello?! Não queremos viver! Apanhar sol, a sério?
Se conseguires levar o ansios@ para fora de casa e isso se proporcionar ótimo, se não, vai dar uma volta ao bilhar grande. É básico que a vitamina D faz bem, mas não é o suficiente. Eu fiz imensa praia o ano passado e cheguei onde cheguei…. Enfim.
4- Não compares com outra situação
Não digas “Já viste, tens tudo! Há fome em África e tu tens uma casa e comida!
O que pensamos? Sou realmente uma merda, tanta gente pior e eu assim, não valho nada…
5- Pensamento positivo, tens que seguir em frente!
A sério? Pensamento positivo? Só podem estar a gozar!… Um deprimido tudo o que não tem é pensamento positivo… Há um lado químico que nos afecta. Hello?!
6- E agora o maior disparate de todos: ” 80% do trabalho é teu, o resto é só uma pequena ajuda”
Ao contrário, o teu único trabalho é sobreviver, tomar a medicação e ficar contente com pequenas conquistas como tomar banho ou conseguir ver um filme…
O pior disso tudo é que é dito por alguns psiquiatras e psicólogos!!
Muito há que se falar sobre saúde mental….
Na primeira consulta, a frase que me ficou no ouvido, dita pela minha psiquiatra foi: “Teresa ninguém escolhe ter depressão, não se culpe!”
Não imaginam o peso que ela me tirou de cima… A culpa e a falta de força de vontade e até sermos preguiçosos é um constante julgamento dos outros…
Uma nota fínal, se um ansios@/depressiv@ te pedir ajuda e tu não puderes explica com carinho e não mandes mensgens tipo:” Agora não posso, não posso estar sempre quando tu estalas os dedos….”
O Ansioso/ Depressivo fica mais ansioso e a julgar-se um fardo…
Não criem falsas expectativas nunca, mas isso a toda a gente, pois todos nós somos frágeis de algum modo. Não digam frases como” Conta sempre comigo e depois numa situação em concreto ignoras e dizes estou a fazer outra coisa”…
Se realmenete não puderes explica com cuidado e tenta deixar o coração da pessoa em questão mais sereno, isso vai fazer com que ela não se sinta posta de lado e dar-lhe força para tentar resolver a ansiedade de outra maneira.
Sê sincero o mais possível…e Cuidado com as conversas paralelas com outras pessoas para tentar resolver esses problemas. É com ansios@ que deves resolver o problema.e não com terceiros pseudo entendidos…
Ser treinador de bancada e chamar-nos manipuladores é fácil….Mas é de uma crueldade gigante! Podes mesmo despertar um gatilho muito perigoso na pessoa em questão…
“Ah , ok mas eu não tenho que fazer todas as vontades só porque ela/e está deprimido….”Não, não tens, mas não cries expectativas mais vale afstares-te e asumires que não consegues lidar com uma pessoa assim. Se não o fizeres o proprio depressivo, se tiver ajuda, vai perceber estar que não deve continuar a contar contigo… Custa-lhe mas é o único caminho.
A mim na clínica aconselharam-me a não atender se quer o telefone a pessoas que me despertassem gatilhos negativos e isso ajudou-me muito. Certo que sou uma pateta e ao primeiro pedido de desculpas fico desarmada. Mas isso já é da personalidade de cada um!
Sê verdadeiro. Nos merecemos pelo menos isso.
E nunca se esuqueçam que um dia podem ter um problema parecido convosco ou com alguem que amam muito.
Entendem?
Se não, ide apanhar um solzinho que isso passa!… E já agora verde, muito verde e contacto com a natureza, como me disse a minha psiquiatra antes de me internar (se quiserem o contacto dou-vos para nunca lá irem, eu fugi a tempo…). Verde? A sério???