Ansiedade… Quem nunca passou por ela? De forma mais ou menos acentuada posso dizer: “todos”… Vamos pois, ler os esclarecimentos da Drª Magda Gabriel…
A ansiedade é um sentimento de apreensão ou medo sobre o que irá acontecer, acompanhado de sintomas físicos (insónias, sensação de falta de ar, palpitações, dificuldade em engolir, etc.).
Sentirmo-nos, por vezes, ansiosas não é necessariamente mau, depende apenas do grau de ansiedade. Em situações normais, a ansiedade mantém-nos alerta de modo a que possamos reagir a algum perigo. Ela é moderadamente controlável, passageira e desaparece assim que o motivo que a gerou tenha terminado. Ou seja, quando vamos para um primeiro encontro, ou para uma entrevista de trabalho é normal sentirmos ansiedade, mas depois passa.
Contudo noutras situações, a pessoa não consegue explicar porque está assim, ou o nível de tensão é exagerado em relação à causa. Passa então, a ser um estado crónico que pode durar meses ou anos, sem que a pessoa consiga controlar a sua ansiedade. Esta situação traz um grande sofrimento, pois bloqueia o raciocínio, a forma de agir e compromete a qualidade de vida.
Passa a haver uma preocupação constante que algo corra mal, medo de perder o auto controlo, que algo lhe aconteça a si ou a algum familiar. Consequentemente torna-se difícil relaxar e surgem os problemas de sono.
Quando a ansiedade atinge estas proporções é aconselhável pedir ajuda a um Psicólogo pois, com a sua ajuda poderá trabalhar os seus medos e angústias. Com ele irá também compreender que a antecipação negativa que faz de uma determinada situação (esta nova relação vai correr mal como a anterior; não vou conseguir falar em público, etc.) está relacionada com a interpretação que faz dela, com base em experiências anteriores, e não com a situação em si.
É possível controlar a ansiedade e encarar os desafios do dia-a-dia com maior serenidade.
Espero que tenha ajudado! Sejam felizes!