Olá, hoje trago-vos um tema delicado, pela voz da Drª Magda Gabriel vamos tentar saber qual o caminho a tomar quando terminamos uma relação…
Quando uma relação termina.
Após o fim de uma relação, tendo sido ela de namoro ou casamento, é comum existirem sentimentos de tristeza e ansiedade. Poderá sentir-se desnorteada, sem vontade de comer e dificuldade em dormir. Os projetos pensados a dois não fazem mais sentido…
São muitos os dias passados a reler aqueles bilhetes e mensagens trocadas, a ouvir as músicas preferidas e a ver fotografias tiradas em conjunto. Várias vezes por semana, “espreita” o facebook dele, ou as fotografias que colocou no instangram numa tentativa de perceber como está ou se já iniciou uma outra relação.
Se numa primeira fase todos estes comportamentos podem ser considerados naturais, a persistência deles poderá prolongar a ansiedade e o mal-estar.
Porque é tão difícil ultrapassar este momento?
Numa relação há um investimento afetivo, há uma entrega na qual duas pessoas se sentem amadas e queridas uma pela outra. No entanto, quando essa relação chega ao fim, há dificuldade em lidar com a separação, quer seja por quem deixou, quer por quem é deixado. Neste último caso, é comum surgir uma sensação de desamparo, sentimentos de vazio e de solidão que terão de ser enfrentados. Numa tentativa de preencher o vazio pode cair na tentação de arranjar um novo namorado. Contudo, também poderá sentir medo de voltar a sair com alguém e magoar-se novamente.
O que fazer?
É preciso antes de mais fazer o luto, reencontrar-se, reconstruir a sua identidade fora da relação. Passe tempo consigo própria, seja uma boa companhia para si mesma. Invista em si, mude de visual, viaje, idealize os seus próprios projetos. Não se prenda à sua antiga rotina e faça programas com a sua família e amigos.
Contudo e principalmente nas relações mais longas, pode não ser fácil este reencontro consigo própria. Pensar em si e por si. Nesta altura, talvez seja importante procurar a ajuda de um Psicólogo, para em conjunto, redescobrir o que a faz feliz e o que a define como pessoa sem o seu companheiro, dando um novo sentido à sua vida.
Se tiverem alguma questão não deixem de o fazer. A Magda irá responder a cada uma!